Notícias
Em outubro de 2011 a Bienal Internacional de Dança do Ceará chega à 8ª edição. Lançada em 1997, comemora 15 anos guiando-se por princípios e diretrizes que têm caracterizado o evento ao longo de sua existência, valorizando a multiplicidade das tendências artísticas, a descentralização das ações, o acesso democrático à programação, a formação e informação do público e dos artistas da dança, entre outras pautas de grande importância.
Edisca e Escola de Dança de Paracuru encerram oficialmente 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará
Depois de um mês inteiro de atividades formativas e espetáculos, iniciadas no dia 03 de outubro, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, que comemora 15 anos de existência, será encerrada oficialmente neste domingo (06), às 18h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. Na ocasião, a Edisca (Fortaleza/CE) apresenta o espetáculo Sagrada, que será seguido por Mova-se e Bolero de Ravel, obras da Escola de Dança de Paracuru (CE).
Nova Olinda fecha ação CirculaDança 2011 neste domingo
Após passar por dez cidades cearenses, a ação CirculaDança terá suas atividades concluídas na 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará neste domingo (06) em Nova Olinda. O encerramento ficará a cargo do Lume Teatro (SP), que apresenta uma demonstração técnica, e da Cia. da Arte Andanças (Fortaleza/CE), que exibe dois espetáculos. As companhias se apresentam a partir das 17h no Teatro Casa Grande.
Bienal Estação Criança e parceria com Festival Ponto.CE garantem programação em Fortaleza até domingo (06)
A parceria estabelecida entre a Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Festival Ponto.CE garantem mais apresentações de espetáculos em Fortaleza de quinta-feira (03) a domingo (06). A programação se dividirá entre peças coreográficas dirigidas ao público infantil, que serão exibidas à tarde na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, e ao público adulto, cujos trabalhos serão apresentados no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar e no Teatro da Boca Rica no turno da noite.
8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará vai a três cidades do Cariri a partir desta quinta (03)
Em seu compromisso em interiorizar suas atividades e incentivar o cenário da dança no Estado, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará vai a três cidades do Cariri a partir desta quinta-feira: Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Na programação estão previstas 11 apresentações de companhias locais e nacionais, integrando a ação CirculaDança, a Bienal Estação Criança e a Mostra Corpo Arte Movimento, atividade do BNB em parceria com esta edição do festival.
Canoa Quebrada recebe Silvia Moura e Grupo N∞ nesta segunda-feira (31)
Depois de Juazeiro do Norte, Guaiúba, Itapipoca, Paracuru e Limoeiro do Norte, a ação CirculaDança leva a Bienal nesta segunda-feira (31) à Canoa Quebrada, praia do litoral leste do Estado. O público local poderá conferir a partir das 18h, no espaço Flecha do Mar, espetáculos de Silvia Moura e Grupo N∞, artistas de tradição no cenário da dança local.
Caleidos Cia. de Dança inicia atividades da Bienal Estação Criança em Fortaleza
Depois de ir ao interior do Estado, a Bienal Estação Criança, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, chega à Fortaleza neste domingo (30) com o Caleidos Cia. de Dança. Às 19h, a companhia paulista leva ao Teatro Dragão do Mar o espetáculo Coreológicas Ludus, dando início a uma série de atividades que se prolongam até o dia 06/11, através de parceria entre a Bienal, a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Festival Ponto.CE. Diretores do Caleidos, Isabel Marques e Fábio Brazil participam ainda de oficinas, conversas e lançamentos de livros nesta segunda e terça-feira.
Confira lista de selecionados para oficina de Isabel Marques
Encontra-se abaixo a lista dos selecionados para a oficina Leituras de Dança, Leituras de Mundo, a ser ministrada pela arte-educadora Isabel Marques (SP). As aulas acontecerão nos dias 31/10 e 01/11, de 10h às 13h, na Vila das Artes, em Fortaleza. A oficina integra a Bienal Estação Criança, ação da 8ª Bienal de Dança em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza.
Balé Teatro Castro Alves apresenta Essa Tempestade neste sábado (29)
Com coreografia criada este ano pelo cearense radicado na Bélgica, Claudio Bernardo, o Balé Teatro Castro Alves apresenta neste sábado (29), às 21h, no Theatro José de Alencar, Essa Tempestade. O espetáculo se une a cerca de 50 montagens de seu repertório desenvolvidas em 30 anos de existência da companhia. Trata-se da primeira vez que o Balé participa da Bienal Internacional de Dança do Ceará.
Artistas franceses, argentinos, paulistas e cearenses sobem ao palco nesta sexta-feira
Artistas de variadas localidades do Brasil e do mundo apresentam-se durante a tarde e a noite desta sexta-feira (28) na 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. Entre eles estão companhias e artistas da Argentina, França, São Paulo e Ceará, os quais sobem a cinco diferentes palcos de Fortaleza.
Prorrogadas até o dia 29 as inscrições para oficina com Fábio Brazil
Estão prorrogadas até o dia 29/10 as inscrições para a oficina Poesia e Movimento, com Fábio Brazil (SP), atividade da Bienal Estação Criança, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Festival Ponto.CE. As inscrições estão sendo realizadas presencialmente, de 9h às 18h, no Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, nº 260, Praia de Iracema). O único pré-requisito é a entrega de currículo. As aulas acontecerão no dias 31/10 e 01/11, de 10h às 13h, na Vila das Artes.
Remontagens são destaque em programação que começa às 12h
So Schnell, Fragmento para Coreografismos 2 e A Cadeirina e eu. Essas são as remontagens que serão apresentadas nesta quinta-feira (27), às 21h, no Theatro José de Alencar. As obras, pertencem, respectivamente, a Dominique Bagouet (França), Stacatto/Paulo Caldas (RJ/CE) e Silvia Moura (Fortaleza/CE) e ganham nesta noite interpretações da Paracuru Cia. de Dança, Cia Independente de Dança e Fauller, artista e companhias locais.
Espetáculo de hoje (26) celebra carreira de Angel Vianna
São cerda de 60 anos dedicados à dança e 83 de vida. Angel Vianna celebra sua respeitada trajetória em espetáculo a ser apresentado hoje, às 21h, no Teatro Dragão do Mar. Em ...Qualquer Coisa a Gente Muda, a bailarina carioca participa de um experimento coreográfico de 45 minutos em que divide o palco com a ex-aluna Maria Alice Poppe. A criação pertence ao Atelier de Coreografia de João Saldanha (RJ).
Bienal chega à Limoeiro do Norte nesta quarta-feira (26)
A 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará chega à cidade de Limoeiro do Norte nesta quarta-feira (26), quando serão apresentados dois espetáculos de companhias locais. O palco será o Teatro Municipal, que receberá os artistas a partir das 18h. A programação na cidade se estende até esta quinta-feira, dia em que mais duas peças coreográficas serão exibidas. As atividades integram a ação CirculaDança, que tem como compromisso a circulação do festival pelo interior do Estado.
Loïc Touzé, Cristian Duarte e Atelier de Coreografia de João Saldanha apresentam-se nesta terça-feira
Permanece intensa a programação desta semana da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. Nesta terça-feira, Loic Touzé (França), Cristian Duarte (SP) e o Atelier de Coreografia de João Saldanha (RJ) se apresentam em diferentes espaços de Fortaleza a partir das 18h. Entre suas propostas estão um intercâmbio entre dança e música e referências a peças de diversos coreógrafos e aos experimentos de Hélio Oiticica.
Permanecem abertas até o dia 27 inscrições para oficinas com Isabel Marques e Fábio Brazil (SP)
Permanecem abertas as inscrições para as oficinas Leituras de Dança, Leituras de Mundo, com Isabel Marques (SP), e Poesia e Movimento, com Fábio Brazil (SP), atividades da Bienal Estação Criança, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Festival Ponto.CE. Os interessados têm até o dia 27/10 para efetuar a inscrição, que estão sendo realizadas presencialmente no Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, nº 260, Praia de Iracema). O único pré-requisito é a entrega de currículo.
Teatro Dragão do Mar exibe selecionados da Mostra Nova Cena 2011
Categoria já tradicional na Bienal Internacional de Dança do Ceará, através da Convocatória, a Mostra Nova Cena exibirá os selecionados na edição 2011 nesta segunda-feira (24) no palco do Teatro Dragão do Mar, às 18h. No total, serão apresentados cinco espetáculos que pertencem a artistas ou companhias com até três trabalhos no currículo e cuja duração não deve ultrapassar dez minutos.
Sobral e Paracuru encerram programação artística da Bienal neste domingo (23)
As cidades cearenses de Sobral e Paracuru encerram neste domingo (23/10) as suas respectivas programações artísticas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em Sobral, o festival chega ao fim depois da apresentação de diversas companhias em quatro dias seguidos de espetáculos e da realização de oficinas ofertadas para o público local. Já em Paracuru, as ações de formação prosseguem até o dia 31/10, data em que Carlos Simioni (SP) encerra sua oficina Da Energia à Ação.
8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará tem abertura oficial nesta sexta-feira (21) em Fortaleza
Com a exibição do videodança Prélude à la Mer, dirigido pelo belga Thierry De Mey, a apresentação do solo biográfico Cédric Andrieux, criação do francês Jérôme Bel, e o espetáculo Prélude à L’Après Midi d’Un Faune, da São Paulo Companhia de Dança, será aberta oficialmente nesta sexta-feira, dia 21, em Fortaleza, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. Será a partir das 20 horas no Theatro José de Alencar. A noite será marcada ainda pelo lançamento do livro Bienal Internacional de Dança do Ceará _Um Percurso de Intensidades (1997/2011), que é comemorativo dos 15 anos da Bienal, e da segunda edição da revista OlharCE.
Fortaleza, Sobral e Paracuru têm programação nesta quinta-feira
Balé Baião, do Ceará, Lume Teatro, de São Paulo, Pierre Doulers, da Bélgica, e Cie. Toujours Après Minuit, da França, são algumas das atrações desta quinta-feira, 20, em Fortaleza, Paracuru e Sobral, na 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. Com atividades iniciadas no dia 3 de outubro e encerrando no dia 6 de novembro, a Bienal acontece em 11 municípios e terá abertura oficial nesta sexta-feira, 21, em Fortaleza.
Lume Teatro (SP) e Pierre Droulers (Bélgica) abrem Bienal de Dança em Paracuru
Sopro e De L’Air et du Vent são os dois espetáculos que serão apresentados na abertura da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará em Paracuru nesta quinta-feira (20/10), a partir das 19h, na Escola de Dança de Paracuru/Teatro David Linhares. As obras pertencem, respectivamente, aos paulistas do Lume Teatro e ao belga Pierre Droulers, os quais precedem a participação de outros artistas no festival nos dias posteriores, seguindo até o domingo (23/10) na cidade do litoral cearense.
Começa hoje (18/10) o Colóquios em Dança 2011
Conferências, conversas, apresentações de espetáculos e exibição de documentário estão entre as atividades da edição de lançamento do Colóquios em Dança. De hoje (18/10) a 20/10, uma parceria entre a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Universidade Federal do Ceará, através do Festival UFC de Cultura, permitirá o encontro entre renomados pesquisadores, artistas e professores que resultará em debates e provocações pertinentes ao universo da dança contemporânea. Os palcos serão a Reitoria e o Campus do Benfica da UFC, em atividades que ocorrerão das 14h às 18h30.
Loïc Touzé inicia oficina de dança contemporânea em Fortaleza
O que (não) move sua dança? Essa é a pergunta principal e o nome oficial da oficina de dança contemporânea que o coreógrafo francês Loïc Touzé inicia amanhã (19/10) em Fortaleza. As aulas, que acontecerão das 10h às 13h até o dia 21/10, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), reunirão bailarinos, coreógrafos e performers com experiência em práticas corporais, bem como estudantes da graduação em Dança da UFC.
Divulgada lista de selecionados para oficina de Carlos Simioni em Fortaleza
Encontra-se abaixo a lista com os selecionados para a oficina Da Energia à Ação, a ser ministrada pelo ator-pesquisador Carlos Simioni em Fortaleza. As aulas acontecerão no Sesc Senac Iracema, de 10h às 12h, de 23 a 25/10, como parte das ações formativas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará.
Abertura da Bienal de Dança em Sobral apresenta espetáculo da Edisca
Em seu compromisso de incentivar o cenário da dança no Estado, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará chega à Sobral nesta quarta-feira (19/10), em programação que se estende até domingo (23/10). Para o dia de abertura, o festival apresenta a peça coreográfica Sagrada, da Edisca. O espetáculo será apresentado em palco montado ao lado do Theatro São João, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Bienal de Dança abre inscrições para oficinas com Isabel Marques e Fábio Brazil
Estão abertas as inscrições para as oficinas Leituras de Dança, Leituras de Mundo, com Isabel Marques (SP), e Poesia e Movimento, com Fábio Brazil (SP), atividades da Bienal Estação Criança, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Festival Ponto.CE. Os interessados têm até o dia 27/10 para efetuar a inscrição, que estão sendo realizadas presencialmente no Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, nº 260, Praia de Iracema). O único pré-requisito é a entrega de currículo.
Inscrições prorrogadas para oficinas com Carlos Simioni, Graça Martins, Andréa Bardawil e Emídio Sanderson
Foram prorrogadas as inscrições para quatro diferentes oficinas a serem ministradas por Carlos Simioni (SP), Andréa Bardawil, Graça Martins (CE) e Emídio Sanderson (CE), como parte da programação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. As ações formativas acontecerão em Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Barbalha e Itapipoca, reforçando o compromisso do festival em interiorizar suas atividades.
Para todos os casos, são disponibilizadas 15 vagas e o único pré-requisito é a entrega de currículo. As inscrições, que deverão ser feitas presencialmente, permanecerão abertas até o dia 19/10. Os nomes dos selecionados serão divulgados a partir do dia 21/10.
Francesco Scavetta realiza residência coreográfica em Fortaleza
“Surprised Body” (corpo surpreendido) é a residência de dança contemporânea conduzida a partir desta segunda-feira, 10/10, pelo coreógrafo italiano Francesco Scavetta, como uma das ações formativas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. A atividade acontecerá até o dia 19, das 14h às 19h, na Vila das Artes, em Fortaleza, e conta com a participação de bailarinos cearenses (dez), argentinos (quatro), noruegueses (dois), um chileno e um indiano.
Mostra de espetáculos conta com importantes companhias e artistas nacionais e locais
A mostra de espetáculos da 8ª Bienal de Dança do Ceará contará com a apresentação de espetáculos de importantes companhias e artistas nacionais e locais. Entre os quais: a São Paulo Companhia de Dança, com Prélude à L’Après Midi d’un Faune, e Cristian Duarte (SP), com 100 Hot.
Inscrições abertas para oficinas com Carlos Simioni, Graça Martins, Andréa Bardawil e Emídio Sanderson
Estão abertas as inscrições para quatro diferentes oficinas a serem ministradas por Carlos Simioni (SP), Andréa Bardawil, Graça Martins (CE) e Emídio Sanderson (CE), como parte da programação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. As ações formativas acontecerão tanto em Fortaleza como em Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Barbalha e Itapipoca, reforçando o compromisso do festival em interiorizar suas atividades.
Para todos os casos, são disponibilizadas 15 vagas e o único pré-requisito é a entrega de currículo. As inscrições, que deverão ser feitas presencialmente, permanecerão abertas até o dia 10/10. Os nomes dos selecionados serão divulgados a partir do dia 12/10.
Bienal abre seleção para oficinas com Francesco Scavetta e Loïc Touzé
A partir de 19 de setembro, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará abre inscrições para duas oficinas de dança contemporânea. A primeira delas é o ateliê com o italiano Francesco Scavetta. A ação baseia-se na pesquisa que o coreógrafo e professor vem fazendo há vários anos, intitulada Surprised Body. A aula concentra-se na percepção e ativação do centro e da gravidade como motores do movimento, buscando a harmonia deste com a respiração, liberando as contrações nas articulações e permitindo o sentido da gravidade ser uma parte constante da consciência.
Divulgados os selecionados nas categorias Mostra Nova Cena e Cearenses na Programação Oficial
A Bienal de Dança já selecionou os trabalhos locais inscritos na Convocatória 2011 que integrarão a programação desta edição do festival. Eles se dividem em duas categorias: Cearenses na Programação Oficial e Mostra Nova Cena. Esta, por sua vez, por opção da curadoria, se subdivide em outra, a Mostra Nova Cena Especial. Todos os selecionados se apresentarão do dia 21 a 29 de outubro, em Fortaleza. Em breve, serão divulgadas as companhias locais convidadas para participar da ação CirculaDança, levando a dança contemporânea para o interior do Estado.
Colóquios em dança 2011: Bienal e UFC debatem questões relacionadas à transmissão do gesto dançado
Conferências, conversas, apresentações de espetáculos e exibição de documentário estão entre as atividades da edição de lançamento do Colóquios em Dança. De 18 a 20 de outubro, uma parceria entre a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Universidade Federal do Ceará, através do Festival UFC de Cultura, permitirá o encontro entre renomados pesquisadores, artistas e professores que resultará em debates e provocações pertinentes ao universo da dança contemporânea. O palco será a Reitoria da UFC, em atividades que ocorrerão das 14h às 18h30.