Tweet |
Conferências, conversas, apresentações de espetáculos e exibição de documentário estão entre as atividades da edição de lançamento do Colóquios em Dança. De 18 a 20 de outubro, uma parceria entre a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Universidade Federal do Ceará, através do Festival UFC de Cultura, permitirá o encontro entre renomados pesquisadores, artistas e professores que resultará em debates e provocações pertinentes ao universo da dança contemporânea. O palco será a Reitoria da UFC, em atividades que ocorrerão das 14h às 18h30.
Carne.da.memória.da.carne: repertórios, subjetividades, corporeidades é o eixo temático da edição de 2011, que pretende cartografar os modos de aparição/desaparição do gesto (dançado) no tempo. Em sua proposta de discutir o (não)-lugar dos repertórios na dança contemporânea, os colóquios concentrarão debates entre o fetiche do novo e o fetiche do velho, as interrogações da dança contemporânea acerca do (difícil) papel dos repertórios na economia da dança e ainda sobre a função dos mesmos na formação de corporeidades dançantes.
A ação formativa contará com palestras de Isabelle Launay (FRA), Marcus Vinícius (RJ), Rosa Primo (CE), Beatriz Cerbino (RJ), Sandra Meyer (SC). Entre os nomes que comporão a atividade diária Conversa de Artista estão o de Paulo Caldas (RJ/CE), Michèle Anne De Mey (BEL), Loïc Touzé (FRA), Pablo Assumpção (CE), Cláudio Bernardo (BEL) e Jérôme Bel (FRA). A pesquisadora Astrid Toledo apresenta um estudo de caso sobre sua pesquisa em torno da transmissão do repertório de quatro peças de Pina Bausch. Já a belga Ludovica Riccardi exibirá Light, No Light, documentário de sua autoria que retrata o processo de criação de Inoui, obra de Pierre Droulers.