Parcerias
Desdobramentos da Bienal de Dança: uma rede de parcerias
Ações Bienal UFC
Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte – ICA da Universidade Federal do Ceará – UFC tiveram início neste ano de 2011. Uma graduação criada em articulação com a cena da dança. Em sua primeira parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, no contexto do Festival de Cultura e Arte da UFC, o curso promove a 1ª edição dos Colóquios em dança, com o tema carne.da.memória.da.carne: repertórios, subjetividades e corporeidades. Entre as ações estão palestras, conversa de artistas, exibição de documentário e alguns espetáculos, com artistas e pesquisadores de renome nacional e internacional. O eixo temático articula questões em torno da transmissão do gesto no tempo.
Bienal Estação Criança
Com uma mostra destinada ao público infantil, a Secretaria da Cultura de Fortaleza – Secultfor se une à Bienal de Dança para uma série de ações que estimulem a reflexão em torno da dança como fazer artístico, educativo, lúdico e performático. O papel da arte na formação infantil e suas possibilidades no desenvolvimento cognitivo, criativo e expressivo têm sido foco de uma vasta discussão. Por isso, um dos objetivos do Estação Criança é contemplar o público infantil em seu universo perceptivo e imaginativo, lançando algumas questões: A dança com criança já é dança para criança? O universo infantil é abordado nas criações em dança? De que maneira? Como considerar o potencial cognitivo e crítico das crianças ao criar para elas? As apresentações artísticas acontecem em escolas que contam com o programa Dançando na Escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza e na programação da Bienal em parceria com o festival Ponto.CE.
CCBNB
No Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, outubro já se firmou como um mês dedicado à dança, através do programa Arte Retirante, que abrange mostras de artes cênicas apresentadas no Ato Compacto e na Mostra Corpo Arte Movimento. Com esta parceria, os artistas da dança têm apresentado seus trabalhos artísticos em palcos, praças e espaços de arte e cultura de Fortaleza e cidades do interior, unindo-se também ao programa CirculaDança, da Bienal. Em 2011, a parceria entre o CCBNB e a 8ª edição da Bienal de Dança abrange ações em Fortaleza, incluindo um espetáculo na Edisca, bem como nas cidades de Limoeiro do Norte, Guaiúba e ainda no CCBNB de Juazeiro do Norte.
Festival Ponto.CE
Em 2011, o Ponto.CE chega a sua sexta edição com o nome já consolidado no calendário nacional de festivais independentes. Ao longo dos últimos anos, mais de 100 artistas de 12 estados do Brasil e de outros seis países se apresentaram no festival. Atualmente, a unificação de linguagens (música, dança e audiovisual) e as ações de caráter social marcam a programação do evento, que já tem data prevista para o mês de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Centro Cultural Banco do Nordeste. Nesta edição, o festival realiza uma importante parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, compondo a grade de atrações da dança. Esta parceria, guiada pelo fazer estético, articula territórios e interfaces que transitam nas fronteiras das artes do corpo. Interessa-nos compartilhar com o público, pesquisadores, criadores, dançarinos e interessados em geral o modo de organização das relações que o corpo articula com bens matérias e simbólicos sua inscrição na sociedade.