Sobral e Paracuru encerram programação artística da Bienal neste domingo (23)
Tweet |
As cidades cearenses de Sobral e Paracuru encerram neste domingo (23/10) as suas respectivas programações artísticas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em Sobral, o festival chega ao fim depois da apresentação de diversas companhias em quatro dias seguidos de espetáculos e da realização de oficinas ofertadas para o público local. Já em Paracuru, as ações de formação prosseguem até o dia 31/10, data em que Carlos Simioni (SP) encerra sua oficina Da Energia à Ação.
Neste domingo, em Sobral, Loïc Touzé (França) exibe Élucidation a partir das 20h no Theatro São João. A peça coreográfica mistura dança e música, já que conta com a participação ao vivo do saxofonista Claude Delangle. Neste espetáculo, a dança não está definindo, não ao ponto de se opor ou criar a fusão, mas construindo um leve movimento de amplificação, enquanto o artista sempre se mantém cauteloso ao que o imaginário se agarra.
Já em Paracuru a programação, que começa às 19h, no Teatro David Linhares, conta com obras de duas prestigiadas companhias locais. A primeira a se apresentar será a Cia. da Arte Andanças, com Graça/ Evidência – Um de Percurso, trabalho que marca o encontro entre sua intérprete-criadora, Graça Martins, e a diretora da companhia e do espetáculo, Andréa Bardawil.
Às 20h, será a vez da Cia. Independente de Dança exibir Kairós, peça em que o movimento relaciona-se com o fluxo da dança-corpo, cotidiano-corpo e a dimensão sensorial/perceptual criada pelos bailarinos a partir das suas inquietações manifestadas no universo operatório e subjetivo. O espetáculo foi um dos selecionados na Convocatória 2011, na categoria “Cearenses na programação oficial”.
Foto: Renato Mangolin