Tweet |
“Surprised Body” (corpo surpreendido) é a residência de dança contemporânea conduzida a partir desta segunda-feira, 10/10, pelo coreógrafo italiano Francesco Scavetta, como uma das ações formativas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. A atividade acontecerá até o dia 19, das 14h às 19h, na Vila das Artes, em Fortaleza, e conta com a participação de bailarinos cearenses (dez), argentinos (quatro), noruegueses (dois), um chileno e um indiano.
A residência baseia-se na pesquisa intitulada Surprised Body, que o coreógrafo e professor vem realizando desde 2005 em vários países, como Itália, Croácia, Cuba, França, Colômbia, Venezuela, Argentina, Inglaterra, Holanda, Áustria, Finlândia, Líbano, Índia, Bélgica, Rússia e Canadá. Foca-se na percepção e ativação do centro e da gravidade como motores do movimento, buscando a harmonia deste com a respiração, liberando as contrações nas articulações e permitindo o sentido da gravidade ser uma parte constante da consciência.
“Surprised Body define um espaço metafórico. A imagem de um corpo num estado de alerta constante, capaz de surpreender-se, escapando de um corpo cotidiano habitual e de qualquer tipo da rotina. Um corpo mais focado na reação do que na ação. Mais na recepção, do que na atuação. O objetivo é deixar o movimento atravessar livremente o corpo isolando os membros”.