Caleidos Cia. de Dança inicia atividades da Bienal Estação Criança em Fortaleza
Tweet |
Depois de ir ao interior do Estado, a Bienal Estação Criança, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, chega a Fortaleza neste domingo (30) com o Caleidos Cia. de Dança. Às 19h, a companhia paulista leva ao Teatro Dragão do Mar o espetáculo Coreológicas Ludus, dando início a uma série de atividades que se prolongam até o dia 06/11, através de parceria entre a Bienal, a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Festival Ponto.CE. Diretores do Caleidos, Isabel Marques e Fábio Brazil participam ainda de oficinas, conversas e lançamentos de livros nesta segunda e terça-feira.
A peça coreográfica exibida neste domingo remonta e relê o repertório dos espetáculos Coreológicas realizados nos últimos 14 anos, propondo novos jogos entre os elementos da linguagem da dança – a Coreologia de Rudolf Laban – e o público presente. Cada apresentação é uma única composição de cenas dos espetáculos anteriores, tomando os jogos do acaso (sorteiam-se as cenas) e as proposições artísticas como estímulo à interação com o público.
A audiência é convidada a assistir e a participar corporalmente do espetáculo, integrando, assim, a apreciação estética à atividade educativa. Cada apresentação é um convite diferente a todos os corpos para apreciar, dançar e experimentar a ludicidade da arte.
Oficinas
Diretores do Caleidos Cia. de Dança, Isabel Marques e Fábio Brazil (SP) ministram nesta segunda (31) e terça-feira (01/11), de 10h às 13h, na Vila das Artes, duas diferentes oficinas como parte da Bienal Estação Criança.
Em Leituras de Dança, Leituras de Mundo, a pedagoga e mestre em dança pelo Laban Centre for Movement and Dance (Londres), Isabel Marques, tratará na teoria e na prática as relações entre a dança e a criança, dando ênfase aos processos criativos que permitem múltiplas leituras da dança articuladas às leituras de mundo.
Já na oficina Poesia e Movimento, o poeta e professor de História da Arte e Literatura, Fábio Brazil, direciona suas aulas para a compreensão criativa e crítica dos elementos verbal e corporal a partir da leitura. Propõe ainda a análise e fruição de poemas e de suas relações com a linguagem da dança de modo a conhecer, reler e sistematizar o conhecimento, a produção e a apreciação de dança e da poesia.
Dança em Palavras e Lançamentos de livros
A parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza dá origem também ao Dança em Palavras, que acontece nesta segunda-feira (31), às 18h30, na Vila das Artes. Com a temática A arte diz o que dizem as crianças?, as ministrantes Isabel Marques e Ângela Linhares, compositora e professora cearense, conversam sobre as criações artísticas desenvolvidas para o público infantil, compartilhando suas experiências como profissionais atuantes no limiar entre arte e educação.
Após a conversa acontecerá o lançamento dos livros Linguagem da dança: arte e ensino, de Isabel Marques, apoio do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança e um dos finalistas do Prêmio Jabuti; e Gota de Sangue, de Fábio Brazil, contemplado pelo Prêmio ProAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Foto: Fábio Brazil