Ações de Formação
Celso Oliveira (CE), Emídio Luisi (SP) e Ademar Assaoka (CE)
Residência: Fotografia artística
Público-alvo: fotógrafos profissionais e iniciantes, diretores de arte e designers
Fotógrafos estão convidados a acompanhar o trabalho de campo da produção fotográfica de dança. Durante a 9ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará, os participantes dessa residência artística vão ter acesso a um panorama histórico e estético da fotografia artística para, assim, experimentar o campo de trabalho profissional nas artes do espetáculo. Os participantes vão analisar diariamente a produção de imagens, editar materiais e pensar em como essas imagens vão compor as páginas de uma publicação, considerando como o público pode ler as imagens, como contar uma história que agarre o olhar do leitor.
Público-alvo: fotógrafos profissionais e iniciantes, diretores de arte e designers
Celso Oliveira (CE)
Pensar e editar fotografias de espetáculos
Um olhar apurado, aliado a um profícuo questionamento das bases filosóficas que sustentam a expressão fotográfica, pode fazer da produção contemporânea um exercício estético atualizado. O conhecimento da nossa história é o primeiro passo. É preciso um conhecimento histórico para seremos capazes de escolher os melhores caminhos na produção e edição de imagens no mundo contemporâneo.
Celso Oliveira é fotógrafo com atuação profissional no Rio de janeiro e São Paulo. Atuou no fotojornalismo nas principais revistas e jornais do Brasil. Em 1980, em Fortaleza, cria o banco de imagem e a editora Tempo de Imagem, que publica livros, entre eles: Brasil Bom de Bola, Brasil Sem fronteira, Quem Somos Nós. Participa de coleções de fotografias como: Itaú Cultural, Instituto Moreira Sales e Coleção Sílvio Frota.
Público alvo: fotógrafos iniciantes
Emídio Luisi (SP)
Fotografia de espetáculo
Orientar fotógrafos interessados em fotografar espetáculos, shows, teatro e dança. No conteúdo, as peculiaridades técnicas e criativas e exercícios práticos de cada tipo de atividade desenvolvida nos palcos. No primeiro dia, análise de fotos trazidas pelos participantes, projeção de fotos e filmes. No segundo dia, exercício prático em palco com sistema de luz e som. No terceiro dia, edição e comentários.
Emídio Luisi é nascido na Itália, começou a fotografar na década de 1970. Foi fotojornalista em órgãos da imprensa. Em 2011, “Prêmio Fotografia” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Participa das coleções de fotógrafos brasileiros do Instituto Cultural Itaú e Acervo Coleção MASP – Pirelli. Entre os livros lançados, Kazuo Ohno (Cosac & Naif), Ballet Stagium (Fotograma Imagens) e Antunes Filho, o poeta da cena (Sesc). Fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Fotograma Imagens.
Público-alvo: fotógrafos
Ademar Assaoka (CE)
A importância da direção de arte e da edição fotográfica, casadas num só objetivo: a valorização de um ensaio fotográfico
A fotografia, como qualquer coisa, somente passa a existir quando exibidas dentro de um contexto, onde se respeita sua plástica, a informação, o seu significado icônico. Quando respeitamos e decodificados vários elementos que conversam entre si, que criem uma tensão ou que se chocam, estamos criando uma leitura, estamos dando uma forma subjetiva a um trabalho fotográfico. Essa escolha e sua colocação no espaço são vitais para sua visualização e valorização.
Ademar Assaoka iniciou sua carreira em 1968. Foi editor de arte e autor de projetos gráficos de revistas como Ícaro e Contigo. Editou livros como: Fortaleza 27 graus e O Chão de Graciliano. Tem seu trabalho publicado na revista Print - America’s Graphic Design Magazine. Em 2012, ganhou o XII Premio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com a proposta de recuperar a memória da imigração japonesa em Tomé-Açu, Pará.
Público-alvo: fotógrafos, diretores de arte e designers
14 a 17/10 | Estação Dragão do Mar: Mini auditório CDMAC (Fortaleza)
18/10 a 06/11 | Cobertura fotográfica da Bienal de Dança (Crato, Juazeiro do Norte e Sobral)