Leonardo França

Bahia

Ouriço

2015 | 50min | 14 anos

Ouriço é um trabalho do coreógrafo e performer Leonardo França que convida a perceber o acontecimento da dança e a presença do corpo em relações improváveis. Aqui, a imagem do ouriço do mar com seus múltiplos espinhos instiga a pensar o corpo e a dança de modo múltiplo. O espetáculo foi desenvolvido com o apoio de pesquisa em criação coreográfica do Itaú Cultural Rumos Dança 2013/2014. Neste espetáculo, o artista coloca em ação um pensamento em que corpo, som e objetos compõem uma dança para além do dançarino. Este modo de operar coreograficamente nos expõe a situações de corpos para vibrar, estourar, suar, ventilar… Uma espécie de carnaval extático: intenso e embriagado, espinhoso e sedutor, enigmático e explícito. Um quase-solo de dança onde tudo que co-habita na ação com o dançarino ganha corpo para mover. A imagem do “ouriço” nessa pesquisa não deve ser entendida como uma atitude reativa ou de resistência, mas sim como postura de transbordamento multidirecional.

Criação e Concepção Leonardo França Pesquisadora Convidada Thereza Rocha Desenho Sonoro João Milet Meirelles Operação de Luz Nando Zâmbia Fotos Tiago Lima

Leonardo França é um artista indisciplinar que cruza diferentes atuações como coreógrafo, performer e videoartista interessado em produzir outras dramaturgias do corpo e olhares coreográficos no cotidiano. Desenvolveu inúmeras peças coreográficas e círculos por importantes festivais em todo o Brasil. Apresentou em Madrid no Festival In-presentable. Participou da residência de criação no c-e-m (Centro em Movimento), coordenado pela pesquisadora Sophia Neupart, em Lisboa-Portugal. Em 2007, participou do programa de Residência de Pesquisa em Dança Contemporânea na Casa Hoffmann, Curitiba-PR. Foi convidado pelo grupo Teatro Ritual (GO) para colaborar com o processo de criação de Travessia 2 com treinamento de butô com o dançarino e coreógrafo Tadashi Endo, GöttigenAlemanha, em fevereiro de 2008.

29/10 | 19h | SESC Iracema - Fortaleza