Como um encontro entre histórias e culturas da dança – centralizações e descentralizações, influências e consolidação, migrações e transposições- o seminário IDA-E-VOLTA, Dança Brasil-França (ou ALLER-RETOUR: Danse Brésil-France) propõe um inédito e original formato de encontro entre treze pesquisadores dum total de onze universidades brasileiras e francesas para um trabalho de imersão, pesquisa, debate e difusão de conceitos e perspectivas em história, crítica e teoria em arte. Em seminário que acontece no Teatro Sérgio Cardoso, e também na Bienal Internacional de Dança do Ceará, o “ida-e-volta” de informações se faz entre “pesquisadores que ensinam”, abrindo-se, através de conferências e entrevistas , reflexões para artistas, professores, alunos e plateias da dança, em ações para todos.
Curadoras: Cássia Navas (SP) e Isabelle Launay (Paris)
Palestra: Temporalidades Coreográficas: Estruturas e Durações (Temporalités Chorégraphiques: Structures et Durées) com Geisha Fontaine
O ato de estruturar uma criação coreográfica no tempo é testemunho de fortes escolhas estéticas. Que forma de temporalidade o artista emprega na duração dum espetáculo de dança? Que articulações podemos decifrar nesses processos? Qual a concepção de dança que ali se ativa? A partir do foco na organização estrutural de diversas obras coreográficas contemporâneas, são analisadas as formas em que certas durações são agenciadas ao longo do tempo. Como o espetáculo se inicia? Como ele se conclui? Qual o lugar destes dois polos em relação a sua estrutura global? De que modo estes dois momentos são o alfa e o ômega da obra?
Currículo da Pesquisadora
Geisha Fontaine é pesquisadora em dança e coreógrafa. Doutora em filosofia da arte pela Université Paris I - Panthéon Sorbonne, é autora de Les danses du temps (Paris, Centre National de la Danse, 2004), em 2012, traduzido para o espanhol. Contribuindo para vários livros e revistas, incluindo as Editions du CNRS, está envolvida, como convidada, em vários programas de pesquisa em universidades da França (Paris V, Lille, Valenciennes e CNRS) e exterior (Tóquio, Buenos Aires, Santiago, Bordeaux e Paris). Regularmente colaborando para o desenvolvimento da cultura coreográfica, atuou junto ao CND- Centre National de la Danse, como consultora científica da exposição “La danse contemporaine en questions”, produzida por este centro e pelo IF-Institut Français.