Em Prelúdios para danças caboclas, Gerson Moreno, Cacheado Braga e Viana Júnior, atuantes na Cia Balé Baião, de Itapipoca-CE, desenham na cena um itinerário de Ritos precários e crus. Gradativamente os corpos se fazem “abertos para incorporar” suas ancestralidades caboclas, curandeiros, pajés e guerreiros, na vibratória de maracás, tambores, loas e clamores desnudando suas peles encarnadas pelo Urucum sagrado. As características caboclas se revelam nos corpos afro-indígenas dos dançarinos, que despretensiosamente des-dançam passos da tradição, evocam códigos, símbolos e gestos que residem na gíria da Jurema, e através delas se permitem chegar a outras possíveis corporeidades, outros possíveis rituais.
Concepção e direção Gerson Moreno Artistas-criadores Viana Júnior, Cacheado Braga e Gerson Moreno Música ao vivo Viana Junior Cantos Gerson Moreno e Viana Júnior Técnico Monteiro Fernandes Registros Lucas Soares
A Cia Balé Baião de Dança desenvolve por mais de 20 anos um trabalho de pesquisa, criação, formação continuada e difusão da dança no interior cearense. Tem direção de Gerson Moreno e seu repertório é composto por processos colaborativos.