Audiodescrição para a dança e os desafios da acessibilidade cultural

Ceará

Seminário Dança e Acessibilidade

Roda de conversa com a Profa. Dra. Vera Lúcia Santiago (CE), Paulo Belim (CE), Klístenes Braga (CE), Ana Beatriz Praxedes (CE)

Mediação Fausto Augusto Cândido

Profa. Dra. Vera Lúcia Santiago possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982), Mestrado em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução audiovisual, legendagem para surdos e ensurdecidos, audiodescrição e tradução audiovisual e ensino.

Paulo Belim é graduado em Letras pela UECE, mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível também pela UECE, onde leciona literatura e tradução no curso de Letras. Atualmente realiza pesquisa em AD de dança, buscando parâmetros para a tradução do movimento em palavras.

Klístenes Braga é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Linguística aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, Especialista em Gestão Pública Municipal pela UECE, Ator pelo Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas do Ceará, Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), atuando principalmente nos seguintes temas: audiodescrição, tradução audiovisual, acessibilidade, educação, gestão e produção cultural.

Ana Beatriz Praxedes é psicóloga especialista em Psicologia Clínica. Fundou duas OSCIPs, o Instituto Raízes – Psicologoia Acessível à Comunidade e o Instituto Vida em Movimento - Movimento V.I.D.A - Vida, Independência, Dignidade, Direito e Ação - Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência, para as quais dedicou muito do seu talento. Além das OSCIPs foi Investigadora responsável no Brasil pelo Monitoramento Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – IDRM 2003/2004, e Assessora Especial da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Atualmente é Coordenadora Especial da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência – Copedef, da Secretaria de Cidadania e de Direitos Humanos - SCDH da PMF; e Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Fortaleza – Comdefor.

Fausto Augusto Cândido é graduando em Ciências Sociais com Dupla Habilitação em Antropologia e Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Pesquisador e Consultor junto a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), Produtor Cultural em Acessibilidade pela Bienal Internacional de Dança do Ceará. Atualmente realiza trabalhos em Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência na educação, cultura e políticas públicas institucionais e Pesquisa no âmbito da arte cênica e imagem junto ao Projeto PÉS - Teatro-Dança para Pessoas com Deficiência IDA/UnB e ao IRIS – Laboratório de Imagem e Registro de Interações Sociais do Departamento de Antropologia - DAN/UnB.


30 de outubro | 15h | Auditório CDMAC - Fortaleza