Como um encontro entre histórias e culturas da dança – centralizações e descentralizações, influências e consolidação, migrações e transposições- o seminário IDA-E-VOLTA, Dança Brasil-França (ou ALLER-RETOUR: Danse Brésil-France) propõe um inédito e original formato de encontro entre treze pesquisadores dum total de onze universidades brasileiras e francesas para um trabalho de imersão, pesquisa, debate e difusão de conceitos e perspectivas em história, crítica e teoria em arte.
Produzido, dentro do FDB 2016- France Danse Brésil 2016, pelo Teatro Sérgio Cardoso, Secretaria de Estado da Cultura, SP/APAA- Associação Paulista dos Amigos da Arte, e pela Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par, apresentada pela Petrobrás e Governo do Estado do Ceará com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Universidade Federal do Ceará, o programa realiza-se em duas cidades - São Paulo (18-20 outubro/Teatro Sérgio Cardoso) e Fortaleza (20-24 outubro/Bienal Internacional de Dança do Ceará), também com o apoio da FUNARTE/MINC-Ministério da Cultura.
Em seminários, onde o “ida-e-volta” de informações se faz entre “pesquisadores que ensinam”, abrem-se, através de conferências e entrevistas, reflexões para artistas, professores, alunos e plateias da dança, em ações para todos.
Em paralelo, durante uma semana – e em duas cidades brasileiras-, um intenso trabalho de laboratório, com foco na pesquisa e ensino da dança, arte contemporânea e estudos culturais, será realizado entre os pesquisadores, resultando num e-book em português+ francês e em parcerias institucionais entre as universidades e entre estas e instituições do Brasil e França visando a continuidade das ações.
Curadoria
Cássia Navas, UNICAMP, São Paulo, Brasil
Curadoria internacional
Isabelle Launay, Université Paris 8, Paris, França
Pesquisadores professores
Airton Tomazzoni, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, PUCRGS
Arnaldo Alvarenga, Belo Horizonte, Minas Gerais, UFMG
Arnaldo Siqueira, Recife, Pernambuco, UFPE
Beatriz Cerbino, Niterói, Rio de Janeiro, UFF
Cássia Navas, São Paulo, UNICAMP
Eliana Rodrigues, Salvador & Rio de Janeiro, UFBA
Geisha Fontaine, Université Bordeaux Montaigne
Isabelle Launay, Paris, Université Paris 8
Leonel Brum, Fortaleza, Ceará, UFC
Luciana Paludo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, UFRGS
Rosa Primo, Fortaleza, Ceará, UFC
Pesquisadores
Henrique Rochelle, São Paulo, GEPETO/ UNICAMP (secretário/seminário)
Gisela Dória Sirimarco, São Paulo, GEPETO/ UNICAMP
Agradecimentos
Arnaldo Siqueira, Christine Paly, David Linhares, Dulce Maschio, Ernesto Gadelha, Fabiano Carneiro, Gérard Chuzel, Humberto Braga, Inês da Silva, João Carlos Couto,
José Roberto Sadek, Lúcia Camargo, Luís Sobral, Marcos Teixeira, Rosa Primo,
Silvia Antibas e Telma Balielo.
Professora-doutora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Instituto de Artes (UNICAMP), é graduada em direito (USP), doutora em dança/semiótica (PUC/SP), pós-doutora-Artes (USP), especialista em gestão/ políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de la Culture/ France). Lidera o grupo de pesquisa GEPETO- Topologias do espetáculo: arte e identidade contemporâneas, tendo sido professora da graduação em dança (IA/UNICAMP), onde ensinou história da dança, história da dança no Brasil, iniciação à pesquisa, estudos culturais em dança/cultura brasileira, entre outros. Escritora e conferencista, ministra palestras e seminários em várias instituições, como no Impulstanz (Viena, 2013), SP Escola de Teatro (São Paulo, 2014), Teatro Sérgio Cardoso (2015), Projeto Brasil/ (Mousonturm, Franfkfurt, 2016), Centro de Formação e Pesquisa, SESC São Paulo (2015-16) e Centro Cultural SP-Dança em Diálogo (2015-16), programa do qual também é curadora. É ainda consultora do Programa de Qualificação Dança (Secretaria de Estado da Cultura, OS Poiesis, 2014-16), da Plataforma Formação Estado da Dança (Piracicaba/2016) e da Plataforma Digital D ança para Todos (2016/dança + plateias). Parte de seus textos está publicada em www.cassianavas.com.br
Professora de História e Estética do Département Danse da Université de Paris 8, e codiretora da equipe de pesquisa “Pratiques et discours en danse” no laboratório MUSIDANSE. Autora, entre outros, de À la recherche d’une danse moderne, Rudolf Laban et Mary Wigman; Entretenir, à propos d’une danse contemporaine (com Boris Charmatz); Les Carnets Bagouet (que recebeu o Prix de la critique de 2008); Mémoires et histoire en danse, (com Sylviane Pagès); Histoires de gestes (com Marie Glon). Foi professora na École du Centre National de danse contemporaine d’Angers, dirigido por Emmanuelle Huyhn entre 2003 et 2012, e colaborou em diversos projetos artísticos no campo da dança contemporânea (notadamente, com Mathilde Monnier, Loïc Touzé, Boris Charmatz, Emmanuelle Huyhn, Cécile Proust, Lia Rodrigues), e com a coreógrafa Latifa Laâbissi. Suas pesquisas tratam há dez anos sobretudo das poéticas e das políticas da memória em obras de dança.
Coreógrafo, diretor, pesquisador e produtor cultural. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Mestre em Processos Midiáticos, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Unisinos. Graduado em Comunicação Social pela Puc/RS, em 1993. Organizador da coleção Escritos da Dança. Atualmente também é Diretor do Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura, de Porto Alegre. Integrou a equipe de pesquisadores da Enciclopédia Brasileira de Dança e da Base de Dados do programa Rumos Dança, do Instituto Itaú Cultural. Professor do curso de pós-graduação em dança da PUC/RS e do curso de especialização em dança da UFRGS. Vencedor em 2012 do Projeto Rumos Dança, com o espetáculo Guia Improvável para corpos mutantes e do Prêmio Klauss Vianna, da Funarte, com o projeto Ações de dança para infância e juventude. Recebeu em 2013 o Prêmio do Mérito da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan). Idealizador do Festival Internacional Dança Ponto Com e da Maratona de Dança da Cidade, da Prefeitura de Porto Alegre.
Formou-se em dança no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH – MG) e em Leitura Corporal, com aprofundamento em Fisionomia, no Núcleo de Terapia Corporal de Belo Horizonte. Atua como bailarino, coreógrafo e professor e pesquisador. Recebeu prêmios como bailarino, coreógrafo e roteirista do Minc-Inacem; Prêmio Cauê para coreografia, bem como os Prêmios Klauss Vianna para Dança da FUNARTE em 2006 e 2009 e Menção Honrosa do Prêmio SESC-SATED 2011. No campo acadêmico, graduou-se em geologia pela UFMG; é Mestre e Doutor em Educação pela FAE – UFMG, em História da Educação. É docente dos Cursos de Graduação em Teatro e da Licenciatura em Dança da EBA – UFMG e foi Presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Gestão 2013-2014). Integra o Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes da Escola de Belas Artes da UFMG. Tem livros e artigos publicados desenvolvendo pesquisas na área de Estudos Corporais e Memória em Dança no Brasil. Atualmente coordena o curso de Graduação Licenciatura em Dança da EBA – UFMG.
Professor no curso de dança da UFPE, membro do Grupo de Pesquisa Topologias do Espetáculo: arte e identidade contemporâneas – GEPETO, do Programa de Pós- Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade de Campinas/Unicamp-SP, e doutorando nesse mesmo o programa. Autor de vários artigos e quatro livros sobre a dança em Recife é também diretor artístico do Festival Internacional Cena CumpliCidades (www.cenacumplicidades.com), em Olinda/Recife/João Pessoa/Natal e Buenos Aires-ARG.
É Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense/UFF, no curso de Produção Cultural, e no Programa de Pós-graduação de Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA, também na UFF. É graduada em Licenciatura em Dança, UniverCidade, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo e doutorado em História pela UFF, com estágio de doutoramento na NYU, no Programa de Estudos da Performance, na Tisch School. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos temas autoria, crítica, imagem, história e memória da dança. Integrou o comitê editorial da ABRACE, biênio 2013-2014. É pesquisadora do projeto Rede Proprietas, financiado pela FAPERJ. Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.
Doutora em Filosofia da Arte pela Université Paris I -Panthéon Sorbonne, Geisha Fontaine, também pesquisadora na Cie. Mille Plateaux, é autora do livro Les Danses du Temps (Centre National de la Danse, 2004). Contribui a diversas obras e revistas, notadamente das Éditions du CNRS. Participante de múltiplos programas de pesquisa (Universités Paris V, Lille, Valenciennes e CNRS), é regularmente convidada a intervir em universidades francesas e estrangeiras (Tóquio, Buenos Aires, Santiago, Bordeaux, Paris, etc.). Colaboradora regular do Centre National de la Danse para o desenvolvimento da cultura coreográfica, é conselheira científica da exposição “ La danse contemporaine en questions” produzida pelo CND e pelo IF- Institut Français.
Mestre e Doutorando em Artes da Cena pela Unicamp, com estágio Doutoral na Université Paris 8, e projetos financiados pela FAPESP, foi Produtor Local do programa Dança: Encontros Notáveis, da Secretaria de Estado da Cultura (SP), fez parte de equipe de pesquisa liderada por Cássia Navas para a realização dos DVDs de aniversário de 45 anos do Balé da Cidade de São Paulo, foi monitor do módulo de Formação Extensiva do PIRAPRODANÇA. Cumpriu Estágio Docente na Unicamp junto à Graduação em Dança nas disciplinas de História da Dança, foi pesquisador convidado a colaborar com a Enciclopédia Dança em Rede, e professor de História da Dança do Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança. É autor do blog Da Quarta Parede, de Teoria, Crítica e Historiografia de Dança.
Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. É diretor artístico dos festivais Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e PODFest -Festival Internacional de Poéticas Digitais. É um dos membros fundadores da Rede Ibero-Americana de Videodança. É professor adjunto e coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). É coordenador dos projetos Midiadança: laboratório de dança e multimídia (ICA/UFC) e Videodança Amazônia (Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013).
Pós-Doutora pela Université de Paris 8, Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, Mestre em Artes pela University of Iowa, é Licenciada e Bacharel em Dança pela UFBA, tendo atuado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Possui larga experiência em Artes Cênicas, com ênfase em História e Crítica da Dança, tem publicado livros, prefácios e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Ex-diretora da Escola de Dança da UFBA, é também avaliadora dos Cursos de Graduação em Dança pelo INEP/MEC.
Bacharel e licenciada em Dança (Puc-PR / Fundação Teatro Guaíra); especialista em Linguagem e Comunicação (UNICRUZ); mestre em Artes Visuais (UFRGS); doutora em Educação. Professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Atua como artista da dança, trabalhando em colaboração com diversos coreógrafos e bailarinos da cena contemporânea.
Doutora, com estágio de um ano no curso de dança da Université Paris 8 (França), tendo finalizado o doutorado (2010) e mestrado (2004) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará -ambos com pesquisa relativa a corporeidade e temporalidade nos processos de experimentação e composição em dança. Graduada em jornalismo (PUC de Campinas / São Paulo). Líder do Grupo de Pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq), membro da Association des Chercheurs en Danse e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Pibid (CAPES). Foi coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e autora do livro ''A dança possível: as ligações do corpo numa cena''. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006 -ISBN 85.7563.220-5. Atualmente está em cena, com o trabalho Encanta o meu Jardim, premiado pela Secretaria de Cultura de Cultura do Estado do Ceará e pela FUNARTE.