Territórios Comuns

Curso Técnico em Dança (CE)

2012 | Livre

auto-matismos

Da ilusão de movimento ao cancelamento dos automatismos. dos corpos fortalezas-vazias aos modos de re-exitência. dos auto-móveis à des-cisão.

Concepção, composição e edição sonora Victor Macdowell Intérpretes-criadores Diego Salvador, Maryane Sales e Victor Macdowell Iluminação Walter Façanha Fotografia Tiago Fontoura Interlocução Jonathan Pessoa e Éder Soare Acompanhamento Paulo Caldas e Andréa Bardawil Foto Marina Cavalcante

II Dois

II Dois...é um bom começo quando se esta só. Os Amantes estão separados: Eles se estruturam e se desmoronam em ideias e ilusões mencionando René Magritte. Dois reúne a poesia de alguns quadros do pintor surrealista, tendo como paixão principal Les Amants e Le double secret. Memória, |re|conhecer um ao outro como parte de um equilibrio e ou desequilibrio, relações de uso, gastar de todas as possibilidades o material, despatrimonialização do corpo -
o corpo em pedaços.

Intérpretes-criadores Jonathan Pessoa e Geane Albuquerque Iluminação e concepção Walter Façanha Edição de som Victor Macdowell Figurino Ruth Aragão Foto Rogério Alves

O que precede a noite

Conduzir: sugerir percursos e diálogos corporais. Ser conduzido: despertar sensibilidades para que através do toque seja possível ler o outro. Quantas repetições para dois corpos se compreendam como um só? Quais negociações? Em meio ao ensaio-estudo em Dança de Salão e no sentido de produzir diálogo entre dois corpos, a obra revela possibilidades, agora empregando relações não só a dois, mas a três, a quatro, a um...

Concepção e direção Aurélio Lobo Intérpretes-criadores Aurélio Lobo, Clarissa Costa, Jéssica Cruz, Luís Carlos e Mara Alexandre Iluminação Walter Façanha Figurino Ruth Aragão Operação de som Neiliane Felipe Foto Marina Cavalcante

Opala

Dentre as infinitas possibilidades do desejo humano, buscamos o sublime. Para Aenigma. Para todos os amores um dia castrados. Para o agarrar com tanta força até perder o controle. Para corações apertados. Para almejar a liberdade que ninguém vê, mas existe. Para todos os ‘eu te amos não ditos. Para os corpos em brasa. Para o ar que vagueia dentro do peito. Para a memória. Para as acelerações e pausas. Para tudo o que se descobre e que se desconhece no Amor.

Padre superior Felipe Loyola Sacerdotes Elano Chaves, Fátima Muniz, Felipe Loyola, João Paulo Barros, Jonas Jorge Convidada especial Dayana Ferreira Coroinha Janny Lopes Bispos Andreá Bardawil e Paulo Caldas Hábitos Ruth Aragão Vitrais Walter Façanha Sinos Davi Jucá Foto Tiago Fontoura

Pele

No que nos transformamos a partir do outro? O que ganhamos e perdemos? Somos pequenos pedaços de muitos, imersos em relações de trocas, dependências e das mudanças que são causadas e que causamos no contato. O que pode a pele quando descama e se renova no encontro com o outro?

Concepção e composição Fátima Muniz Intérpretes-criadores Fátima Muniz e Geane Albuquerque Participação especial Dayana Ferreira Figurino Ruth Aragão Iluminação Walter Façanha Imagens Tiago Fontoura Acompanhamento e interlocução Paulo Caldas e Andréa Bardawil Foto Tiago Fontoura

Penélope: encontros à deriva

Como quem tece a todo momento uma trama de sentidos, os intérpretes criam ambiências que circundam temáticas como a memória, as relações e o cotidiano. Em analogia com o mito de Penélope, esposa de Ulisses, que tecia e desfazia sua colcha diariamente, o elemento sapato, com suas variações inseridas num mar revolto, aponta a possibilidade de diversas significações para as imagens criadas.

Tecendo e destecendo Eveline Nogueira Penélopes Eveline Nogueira, Fabiano Veríssimo, Felipe Loyola, Germana Albuquerque, Jonas Jorge, Jéssica Cruz, Nayana Castro Tecidos e agulhas Ruth Aragão Cores e luzes Walter Façanha Estampas Tiago Fontoura Trazendo o canto de nossas sereias Carlos Hardy Navegando junto Fábia Viana e Denilson Almeida Bússolas Paulo Caldas e Andréa Bardawil Foto Marina Cavalcante

Revoada

O vento versa sobre a relação entre corpos, transformando intérpretes e espaço em metáforas vivas do que não pode ser entendido aos olhos ou à razão. Ele possibilita a realidade do imaginário, no impulso para um salto sem fim. Todo corpo tem algo a dizer antes de levantar voo.

Proponente e trilha sonora Fabiano Veríssimo Interpretação Clarissa Costa e Jéssica Oliveira Iluminação Walter Façanha Foto Tiago Fontoura Figurino Ruth Aragão Projeto gráfico Diogo Braga

O Curso Técnico em Dança é um programa de formação realizado numa parceria entre o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O curso tem duração de dois anos e está formando, em 2012, a sua terceira turma de intérpretes-criadores com diploma em nível técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Ato 1

Penélope
auto-matismos
Revoada

Ato 2

II Dois
Opala
O que precede a noite
Pele

22/10 | 20h | Teatro Dragão do Mar