A Sagração da primavera
Balé Teatro Guaíra (PR)
2012 | 40min | Livre
Inspirada em A Sagração da Primavera, criada por Vaslav Nijinsky, obra que teve uma estreia polêmica em 1913, na França, este espetáculo trata da história de jovem a ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera para trazer boas colheitas à tribo. Obra que subverteu a estética artística de sua época, quase um século depois este espetáculo potencializa interlocuções entre o pensamento artístico do mundo moderno e a contemporaneidade.
Direção e coreografia Olga Roriz Assistência de coreografia e ensaiadora Sylvia Rijmer Ensaiadora Márcia de Castro Música Igor Strawinky Cenário Pedro Santiago Cal Figurino Olga Roriz e Pedro Santiago Cal Desenho de luz Clemente Cuba Desenho de som Sérgio Milhano Direção do Balé Teatro Guaíra Cintia Napoli Foto Sergio Vieira
O Balé Teatro Guaíra é uma das companhias oficiais de referência no Brasil. Criado pelo Governo do Estado do Paraná em 1969, teve como seus primeiros diretores Ceme Jambay e Yara de Cunto. Entre as décadas de 1980 e 1990 a companhia ganha reconhecimento internacional e segue com composições próprias e de coreógrafos de destaque na cena da dança nacional e mundial, com pouco mais de 130 coreografias em seu repertório.