De Par em Par
A Bienal Internacional de Dança/De Par Em Par formaliza o compromisso do Festival, que acontece nos anos ímpares, em atender a demanda dos profissionais da dança no Ceará por ações continuadas na área de formação. Principalmente para que os níveis de impacto constatados até aqui pela Bienal, que vão além de sua programação oficial, possam ser ampliados. Por conta disso, o projeto Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par, consiste na elaboração e na execução de ações na área de formação, dando continuidade aos processos iniciados do período do Festival, com o objetivo de fomentar e dar visibilidade à produção local, na capital e no interior, fortalecendo os processos colaborativos de criação, nacional e internacionalmente. A proposta é que o projeto Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par aconteça nos anos pares, intercalando-se com os anos em que o Festival é realizado, estendendo também a rede de parceria já estabelecida.
PROGRAMA 2008 – TRÊS EIXOS
Programa de Registro e Memória
Comemoração de 10 anos de Bienal
Livro
Elaboração e publicação do livro 10 anos de Bienal Internacional de Dança do Ceará: livro organizado pelo pesquisador Airton Tomazzoni (RS), contando com a participação das pesquisadoras cearenses Rosa Primo, Thaís Gonçalves e Thatiane Paiva, com tiragem de 1.000 exemplares.
Documentário
DOC/Bienal – Edição de documentário realizado pelo videomaker Alexandre Veras, a partir do material colhido na VI edição da Bienal (2007), refletindo sobre as questões contemporâneas.
Revista
Revista Dança/CE – produção e edição da publicação 01 de revista a ser editada semestralmente pela Bienal, a partir da programação em dança desenvolvida no Estado do Ceará, com versões impressa e eletrônica.
Programa de Circulação
Programa que promove a visita de coreógrafos e companhias cearenses a projetos sociais, escolas públicas e privadas, promovendo ensaios abertos, mostras de vídeo e conversas entre os artistas e o público em formação, com o objetivo de dar visibilidade à produção local e estimular novos mercados de trabalho
CirculaDança
Prevê a circulação de companhias cearenses pelo interior (Sobral e Crato), nas cidades onde acontecem a Bienal, num programa que envolve não apenas espetáculos, mas também residências artísticas e encontros com o público, estimulando a formação dos artistas locais e a formação de platéia.
Prevê a realização de residências artísticas com coreógrafos nacionais convidados, nas cidades que recebem espetáculos da Bienal e apresentam maior demanda na área da dança (Paracuru ou Itapipoca), com o objetivo de realizar uma ação mais continuada e sistemática de formação.
Programa Corpo/Imagem
TTrês módulos teórico-práticos (80h cada) no interior (Sobral, região do Vale do Curú e Fortaleza).
Circulação da Mostra Vídeo-Dança/CE
Coletânea da produção cearense pela periferia de Fortaleza e interior do estado.
Realização de um programa de TV para exibir e colocar em discussão as produções em vídeo-dança.
Programação internacional que acontecerá de 17 a 26 de outubro, em Fortaleza e cidades do interior, com mostra de vídeos, instalações, intervenções urbanas, mini-cursos, mesas-redondas, retrospectivas, debates, apresentação de espetáculos convidados e seminário com o tema “Presença e Performance: as linguagens do corpo através da imagem”. O foco deste Encontro é desenvolver um campo de pesquisa e produção que explore a relação corpo-imagem em diferentes suportes de apresentação, como vídeo-dança, performance, artes visuais e novas mídias.
Todos os direitos reservados © 2008 Bienal Internacional de Dança do Ceará