Dramaturgias do Corpo
Com a temática nas Dramaturgias do Corpo, a Bienal Internacional de Dança do Ceará realiza este ano o Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par 2012. O evento acontecerá de 18 de outubro a 04 de novembro em Fortaleza, Sobral e Itapipoca, com o patrocínio da Petrobras. Em Fortaleza terá programação em espaços como Vila das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar e Estoril.
Programação
Dois programas vão marcar a Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012: o Encontro Terceira Margem que, por meio de convocatória, selecionou espetáculos, videoinstalações, performances e intervenções urbanas que vão compor a programação desta edição; e o CirculaDança, um programa de circulação e interiorização pelo estado do Ceará de espetáculos, residências de criação e oficinas.
Os espetáculos serão levados ao palco por: Micheline Torres (RJ), Aretha Maciel (MG), Luiz Otávio (CE), Viana Jr. (CE), Grupo N∞ (CE), Ivan Bernadelli (SP), Alice Ripoll (RJ) e Victor D’Olive (RJ). Com intervenções urbanas ou performances outdoor, participam do Encontro: Clarice Lima (CE/SP), David Santos (CE), Edivaldo Batista – Teatro Máquina (CE) e Flaviany Lamas (BA). As videoinstalações selecionadas são de: Aspásia Mariana (CE), Claire Buisson (França), Éden Peretta (MG), Jorge Soledar (RJ/RS), Katxerê Medina (SP), Leonardo Mouramateus (CE), Marina Mapurunga (RJ/CE), Paula Almiron (Argentina), Paula Budnik (Argentina), Quio Binetti (Argentina) e Renan Marcondes (SP).
Também nesta edição, a Bienal De Par Em Par terá em sua programação a Edisca Cia. de Dança, com o espetáculo Só, a São Paulo Companhia de Dança em In the middle, somewhat elevated?, Selim Bem Safia (Tunísia), em Smurfeddin; o cearense radicado na Bélgica Cláudio Bernardo/Cia As Palavras em USDUM, espetáculo que marcou a primeira Bienal de Dança do Ceará; a francesa Julie Nioche em dois espetáculos, Nos Solitudes e Central Park, a americana Leah Morrison, da Trisha Brown Dance Company, no solo If you couldn't see me, e a alemã Meg Stuart nos solos Soft Wear e Signs of Affection.