Cia. Inspire e Cia. Alysson Amâncio

28/10 | 19h | Teatro Patativa do Assaré, Sesc – Juazeiro do Norte
ANO DE 
CRIAÇÃO
2020
DURAÇÃO
35 min
CLASSIFICAÇÃO
INDICATIVA
12 anos

Não é proibido pisar na grama

Ao nosso olhar não escapa que por toda a cidade e espaços públicos que é proibido pisar na grama!Por que a grama, sendo a cobertura natural do solo, não pode ser pisada? Porque o contato com a natureza em nós, causa tanto horror? 
“Não é proibido pisar na grama” é uma afirmação! Permeia as dimensões do permitido e do proibido que atravessam os corpos dos bailarinos, três homens que encaram o feminino que os perpassa e os constrói, convocados pelo olhar de uma mulher.
Um trabalho que nos provoca a expandir a percepção sobre o terror e o fascínio que se trata, quando um homem se vê diante do atravessamento do feminino. “Mulherzinha” termo pejorativo utilizado para depreciar meninos e meninas, inscreve uma marca, diante de todas as proibições que tentam capturar nossa subjetividade, contra a corrente o movimento é de avançar. Através dos corpos, narrativas, imagens, memórias e sensações, busca-se recontar histórias e com elas expandir nossos corpos/horizontes. Mas o que há de aberração nesse feminino que só a morte ou a fogueira põe fim? Pois bem, eu piso na grama. Toda vez que faço isso, me cubro da certeza de que a grama é real, é natural, é vida. O concreto que piso todos os dias é a ilusão, é o que vai padecer com o tempo.

Concepção e Criação Luciana Araújo | Direção Luciana Araujo | Intérpretes Criadores Alysson Amâncio, Erick Bruno e Yago Gomes | Iluminação Fernanda Jayne | Figurinos Penha Ribeiro | Música Silvia Pérez Cruz

Luciana Araújo é psicóloga, psicanalista, bailarina e coreógrafa. Pós graduada em Teoria Psicanalítica (Unileão). Graduada em Psicologia (Unileão). Diretora da Cia Inspire e bailarina da Cia Alysson Amâncio. Tem suas pesquisas voltadas para os temas psicanálise, arte e feminino. 

Alysson Amâncio é professor, bailarino e coreógrafo. Professor Efetivo do Departamento de Teatro do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau - URCA (CE). Doutor em Artes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ . Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação na URCA (CE) . Licenciado em Dança na UniverCidade (RJ). Graduado em Dança e Coreografia na Faculdade Gama Filho e no Colégio de Dança do Ceará. Fundador da Associação Dança Cariri. Diretor e Curador da Semana Dança Cariri. Diretor da Cia Alysson Amancio. Autor dos Livros Danças de enfrentamento (2020), "Wila " (2015 ) "Memórias da Dança: Recortes de um movimento" (2012 ) e Organizador do livro "Tradições e Contemporaneidade nas artes" (2015 ) . Atuou como ator e bailarino na Cia de Dança Jane Ruth, Grupo de Teatro Expressões Humanas, Adão Cia de Dança e Esther Weitzman Cia de Dança. 

Erick Bruno é Bailarino e Professor. Graduado pelo curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e bailarino/intérprete da Cia Alysson Amancio desde 2014. Também é Professor de dança contemporânea na Associação Dança Cariri (ADC) desde 2019. Seus estudos iniciaram em 2013 na Escola de Dança Cariri, participando de oficinas, workshops, minicursos, residência em dança com artistas importantes e profissionais ilustres da dança. Tem experiência com Dança Contemporânea, Balé Clássico e Jazz. 

Yago Gomes é Bailarino, Intérprete, Criador e Pesquisador da Cia Alysson Amâncio há 8 anos; Bailarino e pesquisador da Inspire Cia de Dança. Faz parte da Associação Dança Cariri em Juazeiro do Norte, atua como Professor de Jazz Funk na Região do Cariri.

VOLTAR