Espetáculo

Estudo para "Deriva 72"

Carolina Wiehoff e Paulo Caldas (CE)

2018 | 40min | Livre

Esta é uma deriva a partir da obra “Not I” (“Não eu”), de Samuel Beckett, de 1972; dela, tomamos emprestados alguns elementos caros à dramaturgia beckettiana, que assumimos – num certo sentido – como eminentemente coreográficos: as intensidades, as rítmicas, as musicalidades, as espacialidades, as corporeidades instituídas segundo princípios de fragmentação, distorção e contenção. "fluxo de palavras… em seu ouvido… praticamente em seu ouvido… sem entender a metade… nem um quarto… nenhuma ideia do que está dizendo… imagine!… nenhuma ideia do que está dizendo… e não consegue parar… sem parar… agora não consegue parar… imagine!… não consegue interromper o fluxo… (…) como enlouquecida… tudo aquilo junto… esforçando-se para ouvir… juntar as partes… e o cérebro… delirante… tentando encontrar sentido… (…) flashes de todos os lugares… caminhadas principalmente… alguns passos e então para… olha para o nada… e então continua… mais alguns… para e olha novamente… e continua… à deriva… dia após dia…" (fragmento traduzido de “Not I”).

Carolina Wiehoff começou a dançar profissionalmente em 1988 na Companhia de Dança “Fim de Século”, dirigida por Renato Vieira. Em 1996 ingressou na Companhia de Dança Deborah Colker, onde permaneceu até 2003. É pós-graduada em “Estudos Avançados em Dança Contemporânea: Coreografia e Pesquisa” pela UniverCidade, do Rio de Janeiro. Desde 2004 trabalha com o coreógrafo Paulo Caldas como bailarina e assistente de coreografia.

Paulo Caldas tem sua produção artística marcada pela aproximação entre dança e audiovisual. Sua obra inclui espetáculos, instalações videográficas e videodanças. É bacharel em Filosofia, mestre e doutor em Educação. Atualmente, é professor dos cursos de Dança da UFC.

Sponsors