Estação Férias

Linhares Junior

Aula P├║blica

Natural de Fortaleza (Ce) Linhares Junior, é graduado em Multimedia Design e Web Development pela Middlesex University, Inglaterra (2008).

Linhares, iniciou a carreira como bailarino no Brasil, com Yara de Cunto, Ademar Dornelles. Aos 16 anos produz e participa do espetáculo “Vidas Erradas” de Fernando Villar em Brasilia e aos 18 anos ingressa a companhia de Victor Navarro, em Petropolis no Rio de Janeiro. Na Europa, estudou com Raymond Franchetti no Institute D’Art Choregraphique (França), no Folkwang de Pina Bausch na Alemanha e no Centre de Recherche et Perfectionement des Interpretes du Spectacle, o Mudra de Maurice Béjart na Bélgica.

Em 1988, ingressa a companhia de Frederic Flamand (Plan K) onde dançou os espetáculos “If Piramids Were Square, Scan Lines e The Fall of Icaro, nos mais renomados teatros e festivais da Europa, America do Norte e America Latina. Em 1991 é convidado por Hans Tuerlings para fundar a companhia RAZ, onde estrelou por mais de 15 anos e ainda na Holanda, trabalhou com Michael Laub, Sergio Ulhoa, Piet Rogie e Lisa Marcus.

Em 1994 inicia o projeto internacional de música eletrônica Disco Voador, considerado um dos pioneiros na realização de eventos de música eletrônica no Nordeste do Brasil. Em 2003 recebe o prestigioso Zwaan Prijs, prêmio de melhor bailarino holandês, da Associação de Diretores de Teatros da Holanda (VSCD). Em 2006, Linhares inicia seus estudos em Multimédia Design na SAE, Institute of Technology, em Amsterdam na Holanda enquanto trabalha na agencia Tellmedia. Em 2010, Linhares Junior se estabelece como freelancer.

Atualmente, Linhares Junior é diretor do Studio Karthaz e coreografo residente da Companhia Vidança